15 setembro, 2006

Couvert blasé

O sociólogo alemão Georg Simmel cunhou, em seu texto "A metrópole e a vida mental", a expressão "atitude blasé", que se traduz numa espécie de distanciamento diante do mundo e das coisas. Segundo ele, esta seria uma forma de se resguardar da avalanche de estímulos existentes nas metrópoles. Uma autodefesa para não pirar, digamos assim.

Pois foi com uma atitude blasé que entrei no Mentha. Notei, aliás, que todos os clientes do restaurante tinham um certo ar blasé também. Não à toa; o lugar fica no 6º piso (conhecido como G3) do Shopping Rio Sul, maior da Zona Sul, um dos mais movimentados do
Rio. Éramos todos sobreviventes da tal hiperestimulação que um antro do consumo é capaz de infligir.

Passando ao largo do excesso de barulho, aromas e pessoas característicos das praças de alimentação, o Mentha aparece como um oásis. Especialmente na parte interior, onde resolvi me sentar. Decoração de bom gosto e aconchegante, com cores suaves. Música
ambiente de qualidade, TVs de plasma passando "Fifa Fever". Pessoal do atendimento muito educado e solícito. E, para completar, um couvert à altura.

Fiquei feliz já de cruzar com a opção no cardápio, coisa rara nos poucos restaurantes existentes no shopping, e mais ainda por ver que eles adotam a boa medida de informar ali mesmo o que vem no couvert.

A cesta de pães chegou com baguetes com e sem gergelim, grissinis e pizza branca muito crocante, como deve ser, tudo em boa quantidade. Acompanham duas manteiguinhas, bolinhas de queijo de cabra ao azeite, pastinha de tomate seco e outra de azeitona verde, suaves e bem gostosas. O que me chamou a atenção foi a textura dessa última, parecia desmanchar na boca.

E o garçom ainda disse que há outras opções de pasta, como a de berinjela, de acordo com o dia. Pela qualidade das demais, vale a pena experimentar.

O preço do couvert também é simpático: R$ 6. Trata-se, portanto, de uma opção bastante agradável, em meio a todo o alvoroço de um shopping center e das atribulações cotidianas. Simmel recomendaria, aposto.

Onde: Shopping Rio Sul, G3, loja D-92, Setor Azul (Rua Lauro Muller, 116, Botafogo
Por Daniela Oliveira

2 comentários:

anna v. disse...

Hmm, hmm, interessante. No Rio Sul, eu nunca diria...
Hoje experimentei o couvert do Empório Santa Fé, na Gloria. Já provou? Bastante bom. Se não conhecer, depois dou mais detalhes.

Anônimo disse...

Oi Dudu,
Sou amiga do Bernardo e vim aqui pra ler sobre o ataque de pelanca no Informal. Adorei a idéia: um blog sobre couverts, genial! Aproveito pra recomendar o couvert do Koskenkorva, único restaurante finlandês do Rio. Se você se animar pra viajar até Jacarepaguá, vai experimentar um pão preto delicioso e pastinhas de truta, surubim, fígado... Muito bom!! Vale a viagem, juro.