22 novembro, 2007

Couvert da manhã

E cá estamos, mais uma vez, tentando retomar o blog após recesso quase forçado. Horários de trabalho imorais, grana curta, pouca inventividade em nosso roteiro gastronômico, entre outros motivos, fizeram com que nos abstivéssemos de um dos nossos grandes prazeres, a degustação dos couverts.

Diante da amarga realidade, o companheiro de blog veio com a sugestão: “E se falássemos também de cafés da manhã?” (Logo ele que não é chegado, acorda e toma, no máximo, um cafezinho no copo americano). De cara a idéia me causou um pouco de estranheza, mas logo as raízes lusitanas me fizeram lembrar que lá na terrinha o desjejum é chamado de pequeno almoço. Bom, já houve vezes em que substituímos a refeição da noite por um bom couvert, que nesse caso poderia ser chamado de pequeno jantar... Bingo !

Todo esse nariz-de-cera (enrolação, no jornalistiquês) foi pra dizer que voltamos ao blog, agora com cardápio ampliado. E quem estréia a seção de couverts da manhã é o Cafe du Lage, o agradável restaurante que fica no prédio da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. E que nos finais de semana oferece um café da manhã no pátio interno, em frente à piscina, às vezes com um grupo tocando um delicioso chorinho. Mais bucólico impossível.

A opção de café completo - não sei se é assim que eles chamam - é simpática: oferece, a R$ 17, chá, café, café com leite ou chocolate; cestinha de pães (que inclui um sensacional pão de queijo recheado, pena que só vem um); queijo branco; manteiga; geléia de abóbora (não gosto, mas quem comeu disse que é ótima); bolo (não lembro de quê); frutas; suco (laranja ou abacaxi - ou, como tentou nosso amigo Bernardo, meio a meio). Mais R$ 4 e ganhamos um mini misto-quente e um pote de iogurte natural, com mel e granola.

Há opções variadas no cardápio para quem não é adepto da comilança pela manhã. Porque o café é farto, vale bem pelo já comentado pequeno almoço. Aliás, é o que parece fazer a maioria dos que freqüentam o local: por volta do meio-dia a lista de espera é imensa. Mas o café só é servido até às 13 horas, depois disso é o almoço mesmo.

Vale a pena reservar um sábado ou domingo para esse aprazível programa. Mas uma dica: até o próximo mês de maio, procure sentar à sombra. Mesmo no meio da Mata Atlântica o sol pode ser hostil.

Onde: Café du Lage. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Rua Jardim Botânico, 414. Não aceita cartão de crédito.

Nenhum comentário: